Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

DIA DO ESCRITOR

Um dia, na minha juventude, sonhei em ser escritora!
Escrever historias emocionantes que despertasse nos outros o interesse pela leitura. Tornei-me leitora de grandes poetas e romancistas.
Detestei estudar Literatura na escola: Estilos e Escolas literárias... (agheee)
Acho que quando se gosta de escrever, simplesmente se escreve. As palavras vao saindo com facilidade e se constroe um estilo proprio. Quem inventou ESTILOS E ESCOLAS foram os professores e nao os escritores.
O Escritor simplesmente escreve e exprime, atraves dos símbolos, seus sentimentos; aquilo que se tem na alma, no pensamento, expressando-se pelo bico de uma caneta ou pelo tipo do teclado, juntando letras e se mostrando a alma, o coracao desnudo.
Sáo poetas aqueles que cantam e encantam com as letras.
Sáo contadores de historias os romancistas e aventureiros dos signos, expressadores de idéias que, registradas, ganham o tempo e encantam geracoes futuras: isto é Imortalidade.
Náo conheci Victor Hugo, mas o conheci em Notre Dame e seu maravilhoso e lindo corcunda.
Com Julio Verne dei a volta ao mundo em 80 dias, alem de me aventurar numa viagem ao fundo do mar passando a jornada ao centro da terra com Gertrudes nos bracos. Viagem facinante e cheia de perigos.
Apaixonei-me infinitamente com Vinicius de Moraes, perdendo-me de amor com Camilo Castelo Branco embalada pelos versos saudosos de Camoes.
Sorri com Fernando Sabino ao ver o vizinho Nu, com os paes encobrindo-lhe o possivel... e fui contar tudo ao meu amigo do espelho.
Foram tantas aventuras! Foram tantos crimes descobertos, que terminei apaixonada por Sherlock Holmes! Sir Arthur C. Doyle me levou pela mao àquele quarto e sala da Backer Street, 121-A, numa Inglaterra vitoriana. Estava sendo perseguida por dois grandes pensadores...
Da praia de Iracema à ilha da Morerinha conheci um Brasil, escrito por um Mulato, auto-ditata, que me ensinou a lingua portugueses em sua maestria. Sr. Dom Casmurro!
Dei cinco minutos para uma pausa profissional.
Entao conheci o caminho de Dentro da Alma do Mundo com o mestre Paulo Coelho e com ele percorri varias vezes o mesmo caminho em busca na luz que estava aqui dentro.
Hoje, um dia frio e chuvoso, em Viena, lembro daqueles memoraveis que me faziam viajar, flutuar, engrandecendo meu coracao.
Sinto falta de todos os meus grandes amigos e professores, que me ensiram a sonhar e ser buscadora de mim.
Obrigado aos imortais! Dia 25 de julho, dia do Escritor! Todos os dias sao dias de ler.

Um comentário:

  1. Acabei de me dar conta da sorte que tive ao pegar carona nas suas viagens... hehehehehe, boa parte destes eu também li... surrupiados das suas estantes... hehehe
    Beijo!

    Fernando.

    ResponderExcluir

Seu comentario sempre sera bem vindo!

Seguidores